Conjunto da Força Armada Interamericana (FAIBRÁS)







Valor: Vendido
Conjunto da Força Armada Interamericana (FAIBRÁS)
-Medalha feita em Bronze - 32mm
Com fita original
- Patch que era usado na farda. FIP - OEA
- Foto
(clicando nas fotos tem com ampliar)


A Força Interamericana de Paz (FIP) foi estabelecida por resolução da Organização dos Estados Americanos (OEA) em 6 de maio de 1965, para colaborar na restauração da normalidade na República Dominicana. O País encontrava-se abalado pela instalação de quase completo caos social. No cumprimento de seu mandato, a FIP deveria garantir a segurança dos habitantes, a inviolabilidade dos direitos humanos e estabelecer um clima de paz e conciliação, que permitissem o funcionamento das instituições democráticas.

Para atender a resolução da OEA, o Brasil organizou o Destacamento Brasileiro da Força Armada Interamericana (FAIBRÁS), com um Batalhão do Exército e um Grupamento de Fuzileiros Navais.
Durante um ano e quatro meses, o FAIBRÁS executou suas atribuições na República Dominicana, contando com um contingente de cerca de 1.200 homens que sofreu três revezamentos.
A Força Interamericana de Paz (FIP) foi constituída por efetivos militares do Brasil, Estados Unidos, Nicarágua, Honduras, Paraguai e Costa Rica. O Comando da FIP foi exercido sucessivamente pelos generais de Exército brasileiros Hugo Panasco Alvim e Álvaro da Silva Braga.

Um comentário:

  1. Tenho uma dessa, recebida por condecoração, por meus serviços prestados em Santo Domingos - RD, como integrante do Primeiro Grupamento a desembarcar em Santo Domingos, no ano de 1965.

    ResponderExcluir