A História da Ordem Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa.

D. João VI

A ordem foi instituída pelo rei D. João VI no Rio de Janeiro em 6 de Fevereiro de 1818 para perpetuar a memória da sua aclamação como sucessor do Reino Unido, mas o alvará da ordem foi baixado apenas um ano depois, no dia 10 de setembro de 1819. O objetivo de D. João VI, Grão-Mestre da nova Ordem Militar, era homenagear Nossa Senhora da Conceição a padroeira de Portugal, pois o país havia passado independente pelas guerras napoleônicas que tinham assolado Portugal e a Europa. A Ordem Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa foi entregue no Brasil até 1821, data do retorno de D. João VI à Portugal, depois desta data, a ordem foi entregue apenas em terras Lusitanas e em Outubro de 1910, a mesma foi extinta como ordem militar oficial pelo governo provisório português.

A insígnia compunha-se de uma estrela de nove pontas, esmaltadas de branco e raiadas de ouro, com nove estrelas pequenas do mesmo material, intercaladas e assentes sobre um resplendor de ouro. Trazia no centro, sobre ouro fosco, a saudação angélica em letras de ouro polido e circundando-a, sobre orla azul caro, a legenda em ouro "PADROEIRA DO REINO". A coroa real portuguesa em cima do conjunto.
A insígnia foi desenhada por Jean-Baptiste Debret, em 1818.  

A ordem era entregue nos seguintes graus:
Grão-Mestre (o Rei)
Grã-Cruz
Comendador
Cavaleiro
Servente

Grã-Cruz mais a miniatura.
(Placa e Comenda)
-Dimensões da comenda: 98,0mm x 75,5mm
Dimensões da placa: 82,6mm x 72,4mm

Comendador
(Placa e Comenda)
-Dimensões da comenda: 75,7mm x 51,2mm
-Dimensões da placa: 70,43mm x 55,52mm

Cavaleiro
(Dourada)
Dimensões da medalha: 61,5mm x 41,6mm

Servente
(prateada)
Dimensões: ????

Por que vejo peças diferentes?
Muitas vezes encontramos no mercado comendas da Ordem de Villa Viçosa com acabamentos e metais diferentes, como prata dourada (Vermeil), ouro maciço, pedras semi preciosas e diamantes. Um dos motivos para isso era que o agraciado mandava fazer as medalhas e placas em joalheiros e fabricantes diferentes, como na Rua Áurea em Lisboa e até em outro países com a França. Outro motivo para estas diferenças de material era o “bolso”, metais e pedras precisas eram muito caras na época  (como ainda são!) e alguns joalheiros de primeira linha cobravam muito caro para confeccionar as peças.

Abaixo a foto de 2 miniaturas com fabricantes diferentes, feitas no mesmo metal “ouro”.


Como podem ver, há uma grande diferença de qualidade entre as duas medalhas.  
Por isso, devemos sempre ver a qualidade das Ordens de Villa Viçosa antes de comprar para nossas coleções. O barato muitas vezes não é a melhor compra.  



-Consultas e foto retirada do livro Ordem Honoríferas do Brasil, de Luiz M. Poliano.

-Foto de D. João VI copiada do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/João_VI_de_Portugal

-Texto, estudo e fotos: Milton Basile

2 comentários:

  1. bom dia quanto pode valer uma medalha dessas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O valor vai depender do grau da medalha e o metal que ela foi feito. Abraços. Milton Basile

      Excluir